quinta-feira, 21 de junho de 2012

POPULAÇÃO DE BARREIRAS SOFRE COM FALTA DE QUADRAS POLIESPORTIVAS.Blog Zito


Em uma cidade com população de 140 mil habitantes, faltam espaços públicos para o lazer e a prática esportiva, enquanto sobra descaso. Apesar de ter 43 bairros e 28 povoados, a Prefeitura de Barreiras oferece apenas quatro quadras poliesportivas e um ginásio decadente à comunidade. Insuficientes, esses equipamentos encontram-se também sucateados.
Negar condições seguras e propícias à prática esportiva e ao lazer representa mais do que um prejuízo ao patrimônio público. O dano mais grave é causado à sociedade. Desamparada, é a juventude quem mais perde diante do descaso do poder público.
Associado à educação, o esporte se torna uma ferramenta estratégica na promoção do desenvolvimento integral dos jovens. O estímulo às atividades esportivas, além de melhorar a autoestima, a saúde, o convívio em grupo, a qualidade de vida e habilidades motoras, diminui os riscos sociais a que estão expostas crianças e adolescentes.
Não oferecer espaços apropriados à realização de atividades esportivas é negar assistência à comunidade. Uma gestão verdadeiramente democrática deve promover o esporte e garantir o acesso, com segurança, de todos.

Falta de manutenção põe em perigo barreirenses
Seu José Francisco da Silva é morador do Conjunto Habitacional Barreiras I há 21 anos. Ele acompanhou a construção da quadra poliesportiva do seu bairro, mas, infelizmente, afirma não ter visto nela um reparo sequer.

Segundo ele, o poder público vem negligenciando os cuidados com a infraestrutura oferecida à população, e os prejuízos são incalculáveis. “Por conta da fiação sem cobertura, um rapaz, que jogava nesta quadra, sofreu um acidente e, mesmo assim, ninguém nunca fez nada para resolver o problema”, denuncia.

O morador continua o desabafo: “a sujeira está tomando conta do local. A praça que fica ao lado só vê água e limpeza quando chove. Vivemos numa situação deplorável, sem nenhum amparo do poder público”.

Em igual estado de degradação encontra-se o Ginásio de Esportes Baltazarino Andrade, em Barreirinhas. O lugar está visivelmente abandonado. Teto caído, piso inutilizado e paredes deterioradas completam o cenário crítico dos espaços públicos dedicados à prática esportiva na cidade. Apesar disso, a Prefeitura nada tem feito.

Fonte: Blog Zito Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário